apresenta
Tudo começou em fevereiro de 2022. A Terral (1) havia lançado um clube de cerveja e literatura e eu (2) prospectava marcas de cervejas artesanais para compor o elenco de cervas enviadas aos leitores-bebedores. Entre várias marcas, fiz contato com Os Cabra (3).
Não deu certo de incluir a Vixe Maria – uma IPA com Sassafrás – entre as cervejas do Clube (não era pasteurizada), mas começamos a vendê-la nos eventos com nosso Beer Wagon (4).
A partir daí, eu e Serjão (5) fomos estreitando a amizade, compartilhando as vontades e anseios, trocando informações sobre cervejas, livros e causos, consumindo litros e litros da Vixe, da Iparana e de tantas outras marcas de cervejarias amigas.
Então decidimos, ali pelo mês de outubro daquele ano, montar uma sede física para nossas marcas ciganas: eu com a Terral Cervejas Especiais, ele com a Os Cabra Cerveja & Cordel.
A química estava feita, pois as duas marcas mesclam a paixão pela cerveja com o amor pela literatura. Também são marcas com um pé no Nordeste: Terral de Fortaleza, Os Cabra de Natal. E a partir daí, num lampejo criativo do Cabra, surgiu o nome Cerne (6). Já estava pronta a mistura: ‘CE’ de Ceará, ‘RN’ de Rio Grande do Norte e ‘E’ de etanol.